quarta-feira, 5 de março de 2014

Correr, pensar, sofrer e viver a primeira maratona


Resolver fazer uma maratona, enfrentar os 42 Kms de corrida, não é tarefa fácil, no entanto, nada é impossível. Pelo sonho é que vamos!

A Maratona exige uma dedicação muito maior, não só a nível físico (treinos adequados) como a nível de preparação psicológica, que fazem com que cada maratona seja única.

Comecei a sonhar em fazer a minha primeira maratona, no dia em que fiz a Meia Maratona da Ponte Vasco da Gama (6 de Outubro de 2013) e que depois acabei por fazer perto de 32 Kms pois após a meia maratona, fomos acompanhar a Isa nos seus últimos 11/12 Kms da sua primeira maratona. A coisa correu bem e senti-me bem... o que me deixou a pensar...
Nesse mesmo dia recebo um e-mail da Isa e do João do qual partilho aqui parte (não está na integra porque era algo grande) : 

“...Isadora Costa (mundialmente conhecida por Isa) e João Lima (mundialmente conhecido por João Lima) vêm apresentar a seguinte proposta a Sandra Martins (aka Sininho) e Nuno Espírito Santo (aka NES).
O que pedimos especialmente à Sandra, é que leias este mail com muita atenção, de mente aberta, sem ideias preconcebidas e nunca esquecendo que muitas grandes ideias partiram de algo que não parecia possível ou exequível.
Posto isto, é opinião dos signatários desta petição que a Sandra tem capacidades para fazer uma Maratona....
...23 de Fevereiro, Maratona de Sevilha, alinham?”

E foi assim que eu e o Nuno tomámos a decisão de nos inscrevermos...

Já corro desde 2003, faço provas quase todos os fins de semana, desde as de mais pequena distancia às meias maratonas. São muitos anos e muitas provas nas pernas... Já era chegada a hora de fazer a prova rainha.

A Maratona:

As razões para fazer a maratona podem ser as mais diversas, no entanto a necessidade de dedicação de um período mínimo de 3 meses é igual para todos. Não é fácil, mas a compensação final em nada se compara com a de terminar uma prova de pequena ou média distância.

Foram 3 meses de alguma concentração de alguns treinos maiores e de alguns treinos de séries. Infelizmente no ultimo mês as coisas não correram da melhor forma, porque a gripe não deixava, mas tudo se fez para que a preparação fosse minimamente aceitável.
Apesar de tudo isto, sentimos sempre que não é suficiente, que faltou ainda muito treino... o sentimento de culpa começa a fazer-se sentir... mas... não há nada a fazer senão enfrentar a situação de frente.

A Maratona começa a produzir em nós alterações e sensações muito antes do tiro de partida. 
Na semana anterior, os nervos apoderaram-se de mim, o que acabou por influenciar o Nuno que não consegue ver-me sofrer. Ao aperceber-me de que estava a deixa-lo demasiado angustiado com a situação, tomei uma decisão... Não pensar mais no assunto, não pensar nem falar mais nada até ao momento da partida, foi a  melhor coisa que poderia ter feito naqueles dias que antecederam o grande dia.

Fomos muitos para Sevilha, e estarmos rodeados de bons amigos, deixaram-me mais tranquila  e descontraída.
A nossa selfie a caminho de Sevilha- João e Mafalda, Eu e Nuno, Orlando, Nora e Margarida, Isa e  Vitor, Joana e Ricky
O Dia D:

A técnica de “esquecer” o assunto deu resultado, porque me fez fingir que nada se passava a não ser uma simples corrida igual a tantas outras, mas um pouco mais longa...
Dormi bem, estava calma até ao momento em que nos deslocámos até ao estádio de Sevilha...
Mas nesses momentos que antecedem a corrida a circulação sanguínea aumenta, os músculos que estão prestes a trabalhar, a respiração acelera,  a adrenalina sobe aos picos, o que não é mau de todo, uma vez que a adrenalina prepara o organismo para esforços físicos exigentes, estimula as funções do coração e eleva a tensão arterial. Tudo em função de um organismo pronto a responder aos desafios do momento.
Quase que podia sentir a adrenalina a correr pelo corpo quando nos estávamos a dirigir para o local da partida.
No entanto olhar para o Nuno e sentir a sua tranquilidade (muita experiência, muitas maratonas) deu-me mais confiança.. eu sabia que iria ter a sua companhia, era mais um projecto a dois a partilhar do princípio ao fim.
Por outro lado, era muito agradável podermos estar junto de muitos amigos, na linha de partida.
A nossa foto de grupo:Eu, Orlando, Isa, Vitor, João e Nuno

A família ACB antes da partida

Os que faltavam na nossa foto : Afonso, Eu, Vitor, Pedro e Nuno

Lá vamos nós para a partida...

Dá-se o tiro de partida, quando a prova dá inicio o meu organismo está em constantes alterações de stress. Penso que me doí tudo e que não pode doer... Tão depressa sinto uma dor no pé, como já sinto nas costas... como uns kms mais a frente já nem me lembro do que me queixava...

Passam os primeiros 10 Kms de forma tranquila. Voltamos a ver os nossos amigos que nos estão a apoiar... Fico preocupada com os restantes que correm, nomeadamente com o João que saiu a correr de forma desenfreada sem dizer nada a ninguém... Desejava muito que a prova corresse bem a todos... que fossemos muito felizes... mas ainda faltavam 32 kms... o que se iria passar?

Eu e o Nuno falávamos e corríamos de uma forma solta... ele começa a facultar-me os abastecimentos aos 10 Kms, estava a ser uma ajuda preciosa... conversando, mantendo-me tranquila, indo buscar águas... e a velocidade era certinha... entre os 5:50 e os 6:10... lá ia eu sem me sentir cansada... mas apenas um pouco nervosa, ainda...

Aos 15 Kms voltamos a passar no meio de tantos amigos que nos aplaudem e tiram fotos... e aí sinto um pequeno cansaço (fruto do receio)... tomo o meu primeiro gel e recupero... e... a partir daí... só vos digo que por incrível que pareça... os kms foram passando de forma tranquila e eu sentia-me muito bem.
Posso não ter velocidade, mas tenho uma coisa a meu favor... tenho resistência e sou capaz de correr durante muitos e muitos kms sempre naquela mesma velocidade certinha, sem quebrar. Basta encaixar aquela “mudança” e lá vou eu... não posso ir nem mais devagar nem mais rápido... tem de ser aquela velocidade certa para aquela distancia, sempre sem sair dali, sem parar nem acelerar...

Chegamos à meia maratona e passo pelo João que me deixa um pouco receosa... pois vi-o a andar... mas ele diz que está tudo bem e que vai terminar... dá-me um sorriso enorme e eu acreditei :)

Continuo a sentir-me muito bem... O Nuno ia entretido a verificar os tempos de passagem a cada 10 kms e ia vendo como corriam as coisas... e as coisas não podiam estar melhor... estávamos sempre na mesma média de uma hora e um em cada 10 kms...

Aos 25 kms aparece uma recta grande no qual o Nuno se queixa, porque o transito estava a rolar no sentido contrario e a poluição era um pouco maior... mas eu estava tão entusiasmada com tudo o que se estava a passar que lhe disse que já iríamos passar para outra estrada... e assim foi...

Chegados aos 30 Kms... Começa a verdadeira maratona... começam as bandas musicais a aparecer, começam as bancas de sólidos.. começa a aparecer cada vez mais publico, começamos a passar pelas partes históricas e com muito mais publico. Julgo que seja tudo pensado ao pormenor, pelo menos assim o entendi.
Começo a passar por alguns amigos que conhecemos, sempre trocando palavras amigas e de muita força... 
O Cansaço começa a invadir os atletas que começam a andar ou a correr de forma mais lenta... mas eu... o que se passa comigo? Nesse momento, continuamos a correr como se nada fosse... chegamos a tocar nas mãos de algumas crianças que alegremente nos pediam que o fizéssemos... e continuávamos a passar cada vez mais pessoas...
Começo a sentir que a segunda meia está a correr melhor que a primeira... estou quente muscularmente e calma, não me sinto cansada... sinto-me feliz, muito feliz...
Mas o meu pensamento era sempre o mesmo... Onde está o tal “muro” de que tanto falam? E todas as dores que sentimos e todos os pensamentos menos bons e má disposição? Não faço ideia... mas estava com tanto medo.... Nunca tinha passado a barreira dos 30 kms... e portanto... algo de muito estranho se estava a passar... 

Mas aos 34 Kms disse ao Nuno – “É agora, estou a começar a ficar cansada...” ao que ele me diz para tomar o gel dos 35 Kms... porque me iria sentir melhor... e assim o fiz... É claro que o cansaço começava a aparecer, mas nunca baixei a velocidade... ela era instantânea... saía dos pés sem esforço, mesmo cansada (estranho mas real). Nesse mesmo instante, começámos a correr dentro de jardins lindíssimos, passamos a Praça de Espanha, que é uma paixão aos nossos olhos... é lindíssimo... e aí, começam os sentimentos a falar mais alto... Começo a ouvir gritar pelo meu nome  como se fosse a primeira atleta a passar por ali... O publico vibra com a prova e faz-nos sentir nas nuvens... 
Começamos a ter pouco espaço para correr naquela zona histórica da cidade, porque o publico está ao rubro puxando por nós... e aí... as lágrimas de emoção apareceram... O Nuno em cada abastecimento ia encher a garrafa de água que trazia desde inicio, o que me facilitava a beber, porque a partir de meio da prova os abastecimentos passaram a ser em copo... E num desses abastecimentos os voluntários chamavam-me para beber água, para não deixar passar... e eu agradeci, mas o meu "mais que tudo" já tinha tratado disso.

Aos 38 Kms comecei a saturar um pouco e já não conseguia responder nem agradecer ao esforço do publico, pobres apoiantes que não tinham culpa nenhuma, mas o cansaço fazia com que eu já não conseguisse ouvir nada... A não ser algo que me fez emocionar, uma vez mais, a mim e ao Nuno... Uma mãe colocada num local estratégico, que tinha uma barriga de grávida já muito grande, colocando-a à vista e mostrando o que tinha escrito – “FORÇA PAPÁ!” ... e nem de propósito... o pai dessa “barriguinha”  estava a nosso lado e deixou a prova por instantes para dar um beijo carinhoso ao seu filhote que já vibra com o pai, mesmo ainda na barriga da mãe.

Chegamos aos 40 Kms... e faltam dois... olho para o relógio e vejo 4h05... mantemos sempre aquele ritmo certinho... e penso que seria possível tentar chegar antes das 4:20... Uma vez mais o Nuno pensa o mesmo que eu... e lá vamos nós... Agora sim... já doía alguma coisa... mas a emoção, a sensação de apenas faltar 2 kms e qualquer coisa... fez-nos esquecer tudo...
Tenho na lembrança que tudo a minha volta a partir dos 34 Kms era muito bonito, mais bonito do que até aí... Era uma muito boa sensação... de beleza, prazer, dever quase cumprido...

E eis chegados aos 41 Kms e o estádio já está a vista.... aí o Nuno emociona-se e eu finjo que está tudo bem... mas a minha cabeça e coração estão num turbilhão de emoções... Começo a sentir o coração a disparar... está quase...

Entramos pelo túnel que dá acesso ao estádio e vejo uma vez mais os filhos do João (que fizeram muitos kms numa correria para nos apoiar em todos os locais possíveis)... entramos no estádio... e .... aí começo a ter dificuldades em respirar... a emoção era demasiado forte...

Mas eu e o Nuno aceleramos até a meta... estávamos a cumprir o sonho... o desejo destes meses todos... E dentro do tempo desejado por ambos após os 40 kms, mas que nunca sonhado antes de começar... Sonhámos em baixar das 5 horas... mas nunca o tempo magnifico que fizemos ( de notar que foi de longe o pior tempo feito pelo Nuno, atleta de menos de três horas na maratona, mas que acredito que para ele também foi uma grande vitória minha/nossa).

Cortámos os dois a linha da meta e... foi o momento de muitas emoções fortes: muito orgulho, alegria, amor, carinho, cumplicidade e muitas lágrimas de felicidade... 
Podemos  já ter partilhado muitas provas juntos, mas a maratona é realmente a prova rainha, cruzar a linha de chegada não tem preço.
É uma sensação única e todo “sofrimento” durante a prova e treinos desaparecem  ao completar a maratona. 
É um sentimento de vitória, de diversas sensações e emoções nunca sentidas, independentemente do lugar em que chegamos. 
Missão mais do que cumprida. É uma conquista muito minha mas também da minha "cara metade", pois sem ele... não seria possível.

O registo do meu Garmin

A medalha que vale ouro e com sabor a muitas lágrimas de felicidade mútua


É muito gratificante, pois a sensação de fazer o que muitas pessoas julgam impossível é única. É uma conquista muito pessoal que servirá de crescimento pessoal para tudo na nossa vida.
No final de tudo... ver  e saber da chegada de todos os meus amigos queridos que estavam na linha de partida comigo, foi algo de indescritivelmente maravilhoso! Fiquei tão feliz e emocionada quanto com a minha chegada!

Muitas emoções que falam por si. O facto de todos termos conseguido este objectivo foi maravilhoso e em especial o João, meu grande amigo do peito  - acreditou e mereceu !
Parabéns a todos!

As nossas merecidas medalhas

Por opção minha, foram muito poucas pessoas que sabiam desta minha aventura (até porque devido a diversas vicissitudes, não tinha a certeza se poderia realmente participar), agora deixo o meu muito obrigada a todos os que me apoiaram e mesmo a todos os que não sabiam e que fizeram da minha felicidade a felicidade deles quando o souberam.

E como diz alguém igualmente especial:

"Instrução dura, combate fácil"


Acho que fui contaminada pelo "vírus" da maratona!  E tu?


20 comentários:

  1. Que melhor maneira de começar o dia que ler um relato tão bonito, sentido e emotivo como este :)

    O que fizeste em Sevilha, não encontro palavras. Foste uma estreante que mais parecia uma experiente maratonista!

    Tenho a felicidade de ter conhecer vai para 8 anos e não duvidava, nem por um bocadinho, que conseguirias fazer uma Maratona. Mas na estreia fazer logo esse tempo?!? Acho que ninguém, nem nos seus sonhos mais loucos, conseguiria imaginar que irias assim de forma tão espectacular.
    Foste uma heroína e nem tenho palavras para descrever o quanto magnifica foi a tua prestação.
    A tua maneira de correr é que a mais se adapta a este tipo de provas.

    Ah! e ainda não te disse, mas como sabes, a imagem que eu repetia de forma constante na minha cabeça, de forma a ganhar mais força, era o chegar à entrada do túnel. Não sabia é que ali iria ter uma extraordinária prenda, a vossa presença nesse momento tão emocional para mim.

    Foste grande! És grande!

    Beijinhos :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Pelas tuas palavras, amigo. Sabes que és e sempre foste o grande responsável de eu me aventurar em provas superiores a 15 Kms...
      Esta maratona, dedico-a a ti... pela força e pela alegria que nos transmites pelos nossos feitos, tal como nos teus...
      Adorei estar a ver-te entrar naquele tunel.. foi mágico :)
      Beijinhos
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Quanto vi os teus tempos de passagem pela net fiquei mesmo muito contente!
    Fizeste uma prova com um andamento extremamente certo, parecias um relógio suíço! Isso é o grande segredo para se fazer uma boa prova: a regularidade do andamento e uma segunda metade ligeiramente mais rápida que a primeira.
    Sei que há quem use técnicas "kamicaze" para fazer a prova (Olá João Lima!) mas isso são recursos de emergência que podem dar para o tordo e nunca a maneira perfeita de correr os 42,195 km.
    Tu estiveste muito perto da perfeição e logo na estreia.
    Eu até acho que correr uma maratona não é assim nada do outro mundo agora fazer um estreia como tu fizeste é que já é para poucos!
    Estou convencido que temos maratonista e que vai melhor muito a tua marca!
    E os parabéns ao Nuno pois o treino que ele te deu fez toda a diferença na tua prestação!
    É complemente diferente encarar um maratona quando se tem apoio de alguém que sabe mesmo do assunto de que o fazermos por nossa conta e risco.
    Mais um vez parabéns e um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jorge, é um prazer enorme sentir que os amigos que ficaram em Portugal, estiveram a acompanhar-nos via net. É muito emocionante para mim.
      Adoro ler o que escreves e deixas-me sempre emocionada e com o ego bem em cima :)
      Um grande beijinho e aguardo poder ter o prazer da tua companhia numa prova num dia destes :)

      Eliminar
  3. Minha "cara metade" !
    Esta foi a minha 15ªmaratona, mas sem sombra de duvidas a única que me deu vontade (e não ficou só pela vontade) de chorar no final :)
    O poder ter-te acompanhado durante os 42 km e ter assistido à magnífica prova que realizaste (que superou todas as minhas espectativas!), foi algo único !
    É emocionante quando nós nos superamos e esse sentimento já o senti, diversas vezes, nas minhas maratonas. Mas, para mim, muito mais emocionante é, quando vemos essa superação vir de alguém a quem queremos o melhor do mundo !
    Foi dos dias (desportivos) mais felizes da minha vida ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ti te devo esta maratona... sei que me repito vezes sem conta, mas é a verdade... Muita força, muita cumplicidade, muitas corridas, muita calma, sempre juntos, nesta aventura que foi de longe a que mais prazer me deu.
      Obrigada por existires na minha vida!

      Eliminar
  4. Oh está lindo. Parabéns :-)
    E como alguém diz...."Quando for grande quero ser assim"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amiga! Adorei o teu comentário. Não estava a espera..
      Gosto muito de ti e de toda a tua família. Vocês, sim, são o meu orgulho e quando for grande quer ser assim :)
      Esta foi uma grande aventura e das que mais receio tive de fazer, mas soube muito bem e correu lindamente :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Parabéns!
    Como alguém diz..."Quando for grande quero ser assim!!
    Continua. Beijinhos aos dois

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga.

      Que comentário gostoso. Gosto muito de vocês e quando eu for grande quero ter uma família maravilhosa como a tua :)
      Mil beijinhos

      Eliminar
  6. Nunca duvidei que conseguirias. Tens muita força e muita coragem dentro de ti.
    Fico muito feliz por ter tido a minha quota parte de "culpa" na tua estreia na maratona :)
    Fizeste um tempo espectacular! E logo em estreia! Foste feliz enquanto corrias e ao lado da tua cara metade :) Que mais se pode pedir?
    Mais uma vez PARABÉNS!
    Beijinho grande
    p.s. Também foste contaminada por esse vírus? Eu também ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Culpa tua, acredita :)
      Naqueles teus últimos Kms da primeira maratona em que eu te via sofrer e tu te viras para mim e dizes "nem imaginas o que eu imagino fazer mais...". Deste-me forças para conseguir enveredar por este caminho das maratonas :)

      Tu também fizeste uma prova maravilhosa e muito agradável... gostei muito de ver :)
      Parabéns miúda! Tens muito para dar!

      Eliminar
  7. Parabéns Sandrinha! Maratonista! Muito bem! Beijinhos, boa recuperação e até um dia destes numa prova qualquer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada grande atleta :)

      Tu nem imaginas o quanto eu consultava o teu blogue quando iniciei este mundo do atletismo e ficava a admirar tudo o que fazias e dizias... sempre foste uma fonte de inspiração para mim. :)
      Um grande beijinho para ti e para o nosso fotógrafo que eu tanto adoro (o teu pai) :)

      Eliminar
  8. Sandra, bonito e emotivo relato.
    Tiveste uma grande estreia na maratona, foi um prazer ter estado presente nesse momento.
    Parabéns!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vitor. Foi um prazer enorme ter a vossa companhia nesta aventura que correu tão bem :)
      Que venham muitas mais :)
      Força, és um grande atleta e adoro ver-te correr com a Isa, são um casal fantástico!

      Eliminar
  9. Foi com muita alegria que soube que tinhas feito a tua primeira Maratona, e ainda mais empolgante fiquei depois de ter sabido o teu tempo!!!!
    Foste brilhante amiga!!!
    E foi tão bom ler este texto!
    Vocês são um casal fantástico e só vos desejo tudo de bom!!!
    :)

    Um grande beijinho e abracinho da BAMBI!!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Bambi :)

      Gosto muito de ti, foi um prazer encontrar-te neste mundo maravilhoso da corrida.
      Faço votos que a tua estreia na meia maratona te seja tão feliz e maravilhosa como a minha estreia na maratona :)

      Força Miuda!

      Eliminar
  10. Parabéns Sandra. Fazer uma estreia na Maratona e logo com um tempo desses é um feito digno de nota.

    Quem lê a tua descrição da prova, esquece por momentos todos os receios que tem dos próximos meses e até acredita que conseguirá o seu objectivo de o fazer em 4h30. Se o conseguirei não sei, mas sei que o irei tentar.

    P.S. - Já aqui (http://sandra-sininho.blogspot.pt/2014/02/pelo-sonho-e-que-vamos.html) tinha desconfiado que vinha aí uma Maratona.

    Parabéns Maratonista.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fernando,

      Espero que tenhas uma excelente maratona... vais adorar... tal como eu adorei e muito... Força com os treinos :)

      Obrigada e beijinhos

      Eliminar