quarta-feira, 19 de março de 2014

Lesão física e mental

Cada vez mais procuramos qualidade de vida e o nosso bem estar, daí sermos cada vez mais uma comunidade enorme de atletas.

Para iniciar o atletismo, basta apenas que se decida - SER FELIZ!

O acto de corrermos diariamente diminui os níveis de stress e a sensação é de total e completo bem estar físico e psíquico.

Mas há que ter em atenção que esta sensação de prazer despertada pelo acto de correr, faz com que muitas vezes nos excedamos nos treinos e competições... e lá vêm as lesões desportivas.

O problema, está, em que esta lesão física não surge isoladamente, esta normalmente vem com toda a parte emocional agregada, uma vez que somos obrigados a parar o treino e  toda a rotina desportiva já criada

A sensação de "raiva", impotência, tristeza, medo, fadiga, negação, baixa auto-estima e até mesmo estado depressivo são as reacções psicológicas sentidas.


À que treinar a mente quando não podemos treinar o corpo...

Realizei o sonho de fazer uma maratona... agora encontro-me na fase de treinar a mente ...

Mas como um dia me disseram:

Sorri sempre,
Porque mais triste que o teu sorriso triste 
É a tristeza que não sabe sorrir!






15 comentários:

  1. É bem verdade que as lesões nos deixam num estado de espiríto "depressivo". O ano passado fui obrigado a "treinar" a mente de forma intensa (8 meses) devido a uma hérnia discal, mas depois da tempestade veio a bonança.

    Que as alegrias da corrida possam voltar depressa.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
  2. Olá Fernando,

    É bem verdade... ao longo destes 10 anos de corrida tenho passado por algumas lesões que me levam sempre a parar durante algum tempo... e neste momento estou de novo parada... mas é fruto do nosso desporto... e de alguns erros... Mas como dizes, depois da tempestade, virá a bonança :)
    Boas corridas e obrigada :)

    ResponderEliminar
  3. Força Sandra, rápida recuperação.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Pedro...
      Esta ansiedade de não correr é do pior!!!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Sandra rápida melhoras, eu bem que andei a ver se te via na meia maratona de lisboa, mas não vi, mas vi a Isa que ia 3 min a minha frente, mas sei que andavas por la perto a tirar fotos, pena nao te ter visto senão davas um dos teus gritos que eu bem estava a precisar para os kms finais. estava muito calor.( fiz 2 h 15 28 seg)
    beijos e regressa rapido tu és uma atleta de pelotão que faz falta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fui ver o teu tempo, Marco... fiquei muito feliz :)
      Tens uma força de vontade enorme e melhoras dia para dia.
      PARABÉNS!
      Quanto a mim, espero recuperar rapidamente... esta espera sem poder dar uns passinhos... custa-me horrores!

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Claro que vais recuperar rapidamente, mereces que isso aconteça, eu tou mesmo a prever que quando começares vais vir tao furiosa por teres estado parada que irás realizar provas memoraveis.
      A força de vontade nas provas uma parte vem de me lembrar de outros atletas como tu o Joao lima, a isa e outros atletas que são uma fonte de inspiração, a outra parte +é que sou muito teimoso, para desistir terei que estar mesmo muito mal.
      beijinhos trata bem dessa mazela e regresso rápido

      Eliminar
  5. Como te compreendo, Sandra, como te compreendo!

    Muita força porque esse sorriso vai ficar novamente muito feliz. Acredita em mim! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada João,
      Eu sei que sim... Mas custa ver passar dia a dia, semana a semana... Mas tudo se resolve...

      Beijinhos e Obrigada

      Eliminar
  6. Como deves imaginar com 34 anos de ligação com a corrida já passei por tudo e mais alguma coisa! Mas tenho a certeza que vais sair dessa situação ainda mais forte!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigada Jorge,

      Como sabes, a ansiedade de querer correr é o que mais doi!
      Obrigada pelas palavras amigas!

      Não tarda já estarei a correr de novo com toda a alegria de estar no meio do pelotão :)

      Um grande beijinho

      Eliminar
  7. Amiga, muita força! Não tarda muito estarás por aí a correr novamente com um grande sorriso na cara, mas primeiro cuida de ti.
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Isa,

      Eu sei que a pressa é inimiga da perfeição.. e eu sou muito ansiosa. Mas tudo se irá recompor.

      Um grande beijinho e força amiga, és uma grande atleta e eu gosto muito da forma como encaras a vida :)

      Eliminar
  8. FORÇA SANDRA!!!!

    Tudo se vai resolver e logo estarás a correr por aí junto com a malta.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Boa recuperação. Tens de pensar que "não treinar" é temporário e é precisamente para que possas voltar a correr sem prejuízo! Claro que sabemos isso tudo mas nem sempre é fácil aceitá-lo na prática.

    força e coragem e vais ver daqui a nada, voltas aos teus treinos

    ResponderEliminar