segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

No que pensas enquanto o tempo corre!


Andei durante algum tempo para dar início a este blog. Por vezes tenho vontade de escrever, acerca de coisas que me vem na ideia, mas depois fico-me pela vontade e pensamento...
Finalmente resolvi começar a colocar no “papel” aquilo que me vai na alma.

Que melhor forma de começar que falar desta grande paixão que é a corrida e de algo bem mais complexo que é a nossa mente.

No post de hoje quero apenas partilhar ideias -  No que pensamos enquanto corremos!

Por vezes enquanto treinamos ou participamos em provas, os nossos pensamentos correm ainda mais longe e rápido do que nós, torna-se engraçado refletir um pouco no que pensamos, no que sentimos em cada um desses momentos.

Por norma, sinto um prazer enorme em correr e apreciar a paisagem, nomeadamente quando são percursos novos e extraordinários. Pouco me ocorre no pensamento que não seja apreciar o facto de poder vislumbrar toda a imensidão de paisagem e locais e coisas que no nosso dia-a-dia não damos conta de existirem.

Correr, tornou-se um ato de apreciar o momento, sem qualquer tipo de maus pensamentos, chatices, arrelias... É esquecer que o Mundo continua a girar, e apenas imaginar que estamos ali, em contacto com tudo o que nos rodeia e que tanto prazer nos dá.

De tantas corridas e treinos que fazemos, por acaso já se questionaram no que pensam nesse tempo decorrido?
Estejamos nós a lutar por um lugar no pódio, "apenas" a tentar melhorar a nossa marca pessoal ou a fazer um simples jogging, a nossa cabeça não para, ocorrem-nos milhares de  pensamentos, ao longo de todo o trajeto.

O pensamento é de facto o nosso companheiro a tempo inteiro.

Já tomei decisões na vida, já realizei sonhos, todos eles idealizados e organizados em corrida. Já apreciei pequenas coisas, paisagens que me deixaram petrificada. Uma pequena flor, uma pequena ave, um local, uma casa... Pequenas coisas, que só assim damos conta que são gigantescamente belas!

Lembro-me perfeitamente de um treino que fiz na pista da Sobreda e que me marcou muito... Porque andava em busca de um sonho... queria comprar a minha casa (a casa em que vivo hoje) e andava um pouco aborrecida porque a procura da casa, o local ideal, a casa ideal... estava a ser difícil de encontrar. Mas naquele treino... sem dar conta andei ali às voltas e completamente esquecida do mundo... apenas focada no pensamento da minha casa... quando olho em frente e vejo um amontoado de prédios ao longe e pensei – “vai ser ali que vou encontrar a minha casa”- e o sonho... realizou-se!

Vamos fazer um exercício mental de pensarmos um pouco no final de uma prova  e perguntarmos no que pensámos naquele tempo que correu... Torna-se engraçado, porque não démos conta que o tempo passou enquanto corríamos... e passou, porque o nosso pensamento está sempre a correr de um lado para outro...entre sonhos e objectivos, entre paisagens e esforço, entre o alcançar um colega de pelotão e a paisagem, a concentração na respiração e o sonho de alcançar algo nesta vida... Enfim...

Correr – É a aprendizagem e reflexão sobre o corpo e a mente!


E tu, no que pensas enquanto o tempo corre?

8 comentários:

  1. Em primeiro lugar, espero que este seja o primeiro de muitos artigos!

    Tantas e tantas vezes já corri que de tudo sucedeu. Desde não conseguir libertar-me de algumas preocupações, outras vezes de as resolver (e com muito bom resultado!), como também já aconteceu chegar ao fim e não dar conta do tempo que passou nem imaginar o que terei pensado, parecendo que desliguei por momentos e estive só a usufruir do prazer de correr.

    Uma vez, foi um turbilhão de tantos pensamentos e emoções, tudo em simultâneo, que cortei a mais importante meta de todas as minhas corridas sem conseguir reagir à felicidade, tal o amontoado de pensamentos que me entupiram. Não é difícil de imaginar quando foi... :)

    Beijinhos e, por falar em pensamentos, o pensamento mais positivo para o que aí vem! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada João,

      Só desejo que continues a ter muitas e muitas vezes mais esse turbilhão de tantos pensamentos e emoções.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Respondendo à tua pergunta, de há uns anos a esta parte... no que penso enquanto corro...

    Olha o início da canção da Adelaide Ferreira, enquadra-se na perfeição: Penso em ti, penso em ti... :)

    Mas fora isso é verdade, não há duvida que enquanto corremos o nosso pensamento consegue ter a particularidade de correr ainda mais rápido e distante... sem nos darmos conta disso !

    Também a mim, já me aconteceu encontrar soluções para diversos problemas, durante um treino ou uma prova ;)

    Até parece que o nosso cerebro ganha nova "alma", de cada vez que calçamos as sapatilhas e nos pomos à estrada :)

    Gostei, Sininho... espero que esta seja a primeira de muitas reflexões... fico a aguardar ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Peter Pan, obrigada pelo comentário :)
      A Sininho também pensa em ti :)

      Nestas ultimas corridas não tenho tido muita "folga" para pensar muito, mas mesmo assim o pensamento voa sempre mais alto, corre sempre mais rápido que eu :)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Primeiro que tudo: parabéns por este artigo, espero que a seguir a este se sigam muitos mais :)

    Normalmente enquanto corro estou tão absorvida na corrida que nem penso em nada. Na maioria das vezes consigo esquecer todos os problemas e simplesmente correr e desfrutar o momento. Mas outras vezes há em que me ponho a pensar, a pensar, a pensar em tudo e mais alguma coisa.
    Mas a corrida é quase sempre um momento meu, em que estou noutra.

    Beijinhos e boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Isa,

      Espero que tenhas muitos e muitos momentos teus, sempre em boa companhia :)

      Um beijinho.

      Eliminar
  4. Olá Sandra bem vinda à Blogosfera corredor.
    Sempre usei os treinos, em especial os longos, para pensar na minha vida e, muitas vezes, resolver problemas sobre a mesma e tomar decisões importantes
    Claro que há treinos que devido ao nosso estado físico, ou por causa da dureza dos mesmos, não se pensa em nada ou melhor apenas se concentra todos os pensamentos no treino em si.
    Nas provas quando corria por objectivos e a dar tudo o que tinha a concentração era totalmente aplicada no sentido de desenvolver o meu esforço o melhor possível.
    Presentemente para mim as poucas provas que faço são apenas diversão pura, embora as vezes com bastante sofrimento físico, apenas penso em me divertir.
    Nas provas que mais amo, as de Trail, tento apreciar as belas paisagens embora com o cuidado de ver bem o chão onde piso para dar algum “mergulho” e tento não pensar muito apenas me sentir feliz por estar ali em plena comunhão com a natureza.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jorge, obrigada!

      Acredito que em Trail, o nosso pensamento seja absorvido pela paisagem, ainda não experimentei mas quero fazer um dia e pode ser que tenha o prazer da companhia do Jorge num desses magníficos Trails :)

      Um beijinho

      Eliminar