domingo, 19 de janeiro de 2014

Porque não deixas de correr?

Já por diversas vezes pensei porque corremos? Porque saímos de casa à chuva e ao frio, de madrugada ou mesmo quando já todos dormem?

Diversos estudos têm mostrado que existe um aumento da libertação de endorfinas em certas partes do cérebro dos atletas durante a corrida. Muitas evidências mostram que atividades de longa duração induzem a uma redução da ansiedade, stress, depressão e melhora o humor.

Para além disso, durante a corrida, o corpo libera fenilalanina, um neurotransmissor estimulante que aumenta a atividade e agilidade mental, fazendo com que nos consigamos concentrar melhor depois de exercícios do que em outros momentos.

Não consigo chegar a uma justificação bem definida...mas eu sou uma das pessoas que vive na corrida, com a corrida e em corrida.

Um dia resolvi responder a um desafio de uma revista no qual a pergunta colocada era: - “O que mudaste na tua vida que te tornou uma pessoa mais feliz?”
E eu respondi com duas fotos, que aproveito para as colocar aqui (e ganhei o desafio):

                                  23 Anos                                                36 Anos                               

Com 23 anos a minha qualidade de vida em nada tinha a ver com os meus atuais 36 anos. Era demasiado forte, sem qualquer mobilidade, sem saber o que era o prazer de fazer exercício físico.

Por vezes a nossa vida prega-nos partidas no qual precisamos de parar, ponderar e perceber que tudo está errado. Temos de começar de novo... e nunca é tarde para começar de novo!

Hoje, não consigo deixar este vício. Não só pelo prazer de correr, como pelas condições físicas e por todas as amizades que criei e que são amizades para a vida, que me fazem feliz, que me alimentam a alma!


E é por tudo isso que correr, vicia!

E tu, porque corres?





18 comentários:

  1. Corro porque me faz feliz correr :)

    Beijinhos e continua sempre a correr :)

    ResponderEliminar
  2. E eu porque corro?! Para mim é uma pergunta “parva”. Não se pergunta porque se respira, come ou dorme São coisa inerentes ao ser humano sem as quais não se vive. Correr para mim é tão natural e normal como respirar, dormir ou alimentar-me diariamente
    Penso que não faz sentido alguém perguntar-me porque respiro por isso para mim também não faz, igualmente, sentido perguntarem-me porque corro. Corro porque faz parte de uma das funções, vitais, do meu corpo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente resposta, Jorge... Só quem corre e sabe o que é este nosso "vício", entende a resposta. Tal como a frase que eu tanto adoro vinda de uma prova nossa conhecida, que é a corrida do Tejo - "Sofres mais quando corres, ou quando não sais para correr?"
      Obrigada. E continua sempre a correr :)

      Eliminar
  3. Olá, Sandra. 1º que tudo parabéns pela espantosa evolução que tiveste graças ao prazer que a Corrida te proporcionou. Muita gente precisa do tal "click" para iniciar um percurso idêntico ao teu. Agora a pergunta, que fazes :"-Porque corro?!" Pois...É preciso correr para saber a resposta.Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fernando. Pois é amigo, por vezes precisamos de alguns sustos valentes para descobrir que correr faz mesmo muito bem e que depois... depois.. precisamos todos de correr para saber a resposta :)
      Obrigada! Beijinhos.

      Eliminar
  4. Ora corro porque estava acima do meu peso ideal (bastante acima) e um dia disse CHEGA! Tal como tu :)
    Um dia acordamos e pensamos que já chega deste vício que é a preguiça!
    Eu corro porque sou mais saudável e mais feliz :) eheh beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És mais saudável, mais feliz e com mais amigos que gostam muito de ti :)
      Força amiga!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Não sei muito bem porque corro, mas quando não corro...,não fico nada bem.

    ResponderEliminar
  6. Corro porque gosto da sensação do ar a passar pela cara...
    Quando corro aprecio a paisagem...
    Quando não corro fico impossível...
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficamos todos impossíveis, Eugénia :)
      Continua sempre a correr, porque fazes falta no pelotão :)

      Beijinhos

      Eliminar
  7. E no dia que decidiste correr ficaste a ganhar. Mas ficamos todos a ganhar por te termos conhecido.

    Eu corro porque me faz feliz, porque me faz sentir viva. E não há nada melhor do que a sensação de liberdade e pura felicidade que a corrida nos traz.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. corro porque me faz feliz, e a vida é tao rapida que é um desperdicio nao fazermos aquilo que gostamos.
    abraço
    boas corridas
    marco lopes ( amigo da vanda teixeira)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Bonita a tua afirmação... e bem verdadeira!

      Nunca deixes de ser feliz, Marco!

      Um abraço e excelentes corridas para ti também :)

      Eliminar
  9. obrigado sandra excelentes corridas para ti tambem junto de quem mais amas.
    sabes hj (1 de fevereiro ) é dia de sofazar porque amanha tenho um trail de 25 km em bucelas, e o terreno deve estar lindo com toda a chuva que tem caido, enfim o objectivo é cortar a meta e sentir um enorme prazer pelo objectivo alcançado
    ate a proxima corrida sandra, ate breve

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BOA :)
      Que tenhas uma prova fantástica e depois conta como foi, que não acho que vá ser nada fácil :)
      Eu vou a S. Domingos de Benfica :)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. boa prova sandra, a distancia que vou correr nao vai ser a dos 25 km, mas dos 15 km ( mesmo assim ) acho que que nao vais er muito fácil, mas depois conto-te como correu. para ti desejo que faças uma grande prova ate amanha bjs e abraços

      Eliminar