domingo, 26 de janeiro de 2014

Correr Comigo!


Um dia comecei a escrever um livro, o qual intitulei :  “Viver Comigo!” . De facto até comecei a escrever, mas ainda não tive oportunidade de o continuar (talvez um dia...).

No entanto achei piada dar uns toques no titulo do livro, mas em tom de corrida.

Como atletas sabemos que existem vários programas que inclui distâncias, ritmos e terrenos variados para ajudar no aumento de rendimento. 
O mesmo acontece para a companhia — ou falta dela...

Correr sozinho pode ser uma experiência de uma maior meditação, em que nos conseguimos concentrar mais, limpar a mente e abstrairmos-nos de tudo o resto. Conseguimos prestar mais atenção na nossa postura, respiração e ritmo, facilitando a nossa concentração para as provas.
Mas correr acompanhado é algo muito agradável e extraordinariamente indescritível!

Eu pessoalmente sou uma sortuda, acho que pelo facto de ser mulher, sempre fui muito mimada no meio do pelotão... e conforme me dizem vezes sem conta – “Tu conheces mais de metade do pelotão!” e digo-vos meus amigos... é um prazer enorme sentir todo este carinho!
Começo por conta que conheci grande parte dos meus amigos neste mundo da corrida.
Conheci o meu grande amigo João Lima numa corrida cujo nome é bem sugestivo - Unir para Sorrir- no dia 10 de Setembro de 2006, corrida cujo objectivo seria um grande movimento nacional de solidariedade com a finalidade de oferecer dez carrinhas adaptadas ao transporte de pessoas com incapacidades, a instituições existentes no percurso. Na altura a prova não teve o sucesso que se esperava vir a ter (acho que hoje teria muito mais sucesso), mas teve este acto de unir dois amigos para a vida.
O João, desde aí tornou-se um amigo inseparável, no qual ele e a sua família passaram a ser parte integrante na minha vida, ajudaram-me nos momentos mais difíceis da minha vida e estão sempre presentes.
O João sempre foi o meu grande companheiro de corridas, e digo-vos que por vezes não é nada fácil correr comigo! É preciso saber o que dizer, como dizer e quando dizer e o João, aprendeu exactamente isso tudo.
Já fizemos provas em que riamos muito, provas em que conversámos muito, provas em que eu chorei muito... provas contra tempestades no qual o João fazia sempre de barreira à minha pessoa, para que eu não sofresse tanto...Provas em que ganhei troféus no qual ele era o único que acreditava até ao fim... enfim... Têm sido anos extraordinariamente únicos com estes amigos do coração...  

Corrida do Metro-  2008                        Mini Maratona Dezembro- 2006

A nossa Mafalda (esposa do João) também sempre foi o pilar deste nosso desporto, sendo parte integrante do mesmo, com a sua máquina fotográfica, com a sua mochila (carregada de roupa nossa) e sempre com aquelas palavras acertadas em qualquer altura, mesmo no momento em que ela um dia me disse : “...Isto ainda vai dar coisa...” e que eu fiquei muito zangada... mas o facto é que deu mesmo... e eis que surge outra pessoa que se tornou o meu mais que tudo... o meu companheiro para a vida e nas corridas, o Nuno.

Agora o João, acabou por passar o testemunho ao Nuno, como a personagem que mais corre comigo.. e digo-vos, amigos... não é nada fácil correr comigo!

O Nuno optou por fazer algo diferente do João... O João chegou a fazer uma prova inteira a inventar histórias (como se estivesse a dar de comer a uma criança pequenina) para que eu não desistisse. O Nuno opta por ir dois metros à frente, para não me ouvir dizer que quero desistir, ou algo assim... 
Mas passei a ser dependente do Nuno nestes dois últimos anos, para ouvir com atenção cada objectivo dele, para o ouvir falar, enquanto eu corro sempre em esforço e sem abrir a boca, para o ver a torcer por mim, vê-lo a vibrar com pequenos feitos que não são nada, mas que para ele são algo indescritível... e sempre como se ele nunca tivesse corrido a velocidades bem acima das minhas...


Meia Maratona S. João das Lampas 2013

Meia Maratona Almada 2013

Mas sempre tive muitos e muitos amigos que se “sacrificam” para correr comigo, que não sei se já disse, mas não é nada fácil...

O meu querido e grande amigo João Branco que me faz rir com gosto em todas as provas em que tenho o enorme prazer de participar com ele. A sua boa disposição e frases ditas de forma espontânea que nos deixa completamente fãs da sua companhia.
S. Silvestre Olivais 2011
S, Silvestre Olivais

 O Carlos Mendes, optou por outro tipo de atitude, mas que funciona também... O Carlos optou por me “picar” de forma constante, fazendo com que cresça em mim uma vontade enorme de lhe mostrar que sou capaz (resulta sempre : ) ).

O Catita é outro grande amigo que já passou por muitas provas e treinos complicados com a minha pessoa. O Catita sempre que lhe pedimos para vir... ele vem, nunca falha. Nasceu para correr sem parar e correr pelo prazer e eu admiro-o muito por isso! O Catita em prova, nos meus momentos mais difíceis imagina percursos e descreve-os como se eu estivesse nesse outro local e não ali, onde estou a sofrer!

Correpraia -Abril 2012


Até o meu querido amigo Gil, já fez de meu treinador e tinha uma paciência enorme para fazer “uma espécie de séries comigo” na Quinta da Marialva.
Na Quinta da Marialva, onde eu treino durante a semana, então já chegaram a fazer “turnos”, em que cada amigo abdicava de uma volta à velocidade deles, para me acompanhar na minha velocidade cruzeiro...

Daria para escrever um livro com tantos e bons amigos que tenho conhecido nestas provas.. que me ouvem, que me ajudam, que correm comigo... Guardo-os a todos, no meu coração!

E tu? Como é correr contigo?












14 comentários:

  1. Li este teu artigo com um sorriso de orelha a orelha. Quem te conhece compreende bem! :)

    Beijinhos e venham mais destes! :)

    ResponderEliminar
  2. Olá João, já nem quis falar em provas em que deixei "traumas" para todo o sempre :)
    Obrigada por seres quem és... és um pilar muito importante nas nossas vidas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. O que de melhor me deu a corrida foram as amizades, amizades para a vida, algumas com mais de 30 anos!
    Agora correr com o Jorge Branco é muito fácil pois ele corre com ele próprio há mais de 20 anos e entendem-se bem os dois!
    Até vir para Muge, em 1990, fazia uma dupla muito especial com o meu tio Egas Branco agora já nem sei o que é correr acompanhado e até tenho dificuldade nisso! Mesmo nas poucas provas que faço, muitas vezes acabo por ficar sozinho entre grupos de corredores!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jorge,
      Amizades para a vida, é bem verdade! :)
      É muito bom ouvir pedacinhos das tuas aventuras, adorava ouvi-las todas...
      Eu já conheci o "tio" Egas, embora que tivesse sido de fugida, mas acho que deve ser uma companhia extraordinária :)
      Um abraço aos dois!

      Eliminar
  4. ... esse tal Nuno, também passou a ser "dependente" de ti :)
    O gosto e satisfação que me dá, correr a teu lado, é algo que nunca pensei vir a sentir !
    Durante muitos anos habituei-me a treinar sozinho (apenas com a companhia da musica). E lá de quando em vez, fazia uma prova com algum amigo/a... o que me dava um tremendo gozo :)
    Agora, neste último ano e meio (também devido à lesão/operação/e recuperação) o poder ter tido uma companhia a meu lado, foi e tem sido por demais importante ;)
    Para além disso, ver o quanto te aplicas em cada treino, em cada prova... como tens combatido os teus medos, receios e vais para as provas de "peito feito"... poder estar ali, junto a ti, a sentir tudo isso... tem valido por todos estes anos que já levo de corrida ;)
    Podes não acreditar, mas tens-me dado muitas lições de querer e força de vontade ;)
    Beijinhos e obrigado... por tudo ;)




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando se corre com prazer, prazer pela corrida, prazer pela companhia, prazer por tudo... passamos a ser dependentes de todo este prazer.
      Mesmo que tenhamos de nos levantar de madrugada para ir para as provas, lá andamos meio sonâmbulos de um lado para o outro a vestir o equipamento e a sair de casa ainda de noite, só pelo prazer de corrermos juntos, mesmo que seja um pouco "distantes", mas sempre juntos :)
      Beijinhos e que seja sempre assim.

      Eliminar
  5. Compreendo perfeitamente o que dizes.
    O melhor que me aconteceu nas corridas foi conhecer pessoas fantásticas e que se tornaram amigas do coração.
    O João também tem aturado a minha companhia muitas vezes. O que ele deve sofrer conosco :)

    Venham muitas mais corridas em boa companhia!

    Beijinhos amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      É bem verdade, o João é o nosso Anjo da Guarda que nos tem aturado sempre :)
      Mas acho que ele já se vai mentalizando :)
      Tu és mais uma das pessoas que adorei conhecer neste nosso mundo maravilhoso!

      Um grande beijinho e sê feliz a correr :)

      Eliminar
  6. Que fantástico este teu texto. Foi delicioso sim delicioso lê-lo.
    É realmente incrível como nas corridas vimos a conhecer pessoas fabulosas que as passamos rapidamente a chamar de amigos, porque é mesmo isso que eles são. Eles dão-nos um bocadinho deles e nós damos um bocadinho de nós.
    Posso dizer que amigos fora das corridas nunca tive muitos. Também sempre fui assim muito acanhada e mais para o fechada. Também por vezes não tive muita sorte com os que arranjava... como em tudo na vida. Mas posso dizer com toda a franqueza que foi na corrida que arranjei os melhores amigos. São de uma entrega de uma amizade que nunca antes tive o prazer de "saborear". Sem pedirem nada em troca dão-nos tudo.
    Acreditam em nós mesmo quando nós próprios já não acreditamos.
    O João Lima como bem referes é um desses amigos.
    Ele e a Mafalda são pessoas excelentes.
    E vocês, Sandra e Nuno são um casal admirável. Dá gosto ver assim um casal tão feliz e que se completa tão bem.
    Que continuem sempre assim :)

    Um beijinho grande*

    ResponderEliminar
  7. Olá Marta,
    Sabes que houve uma altura da minha vida que pensei que não iria ter amigos... mas neste nosso Mundo do atletismo... conhecemos pessoas queridas e extraordinárias que me dão muitas alegrias.
    Eu gosto muito de ti. E admiro muito a tua força de vontade e gosto muito de te ver nas provas... É muito bom sentir o vosso carinho também, onde está incluído o carinho dos teus pais que são fantásticos :)
    Um grande beijinho para ti e... esqueci-me de te dizer, mas tenho um "bambi" no meu carro que tenho de to devolver numa próxima corrida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só posso dizer "bendito o dia em que vim parar ás corridas!" :)

      ahahah o "bambi" pois é ehehe não há crise... eu sei que ele está bem entregue :D

      Um beijinho grande*

      Eliminar
  8. Eu comecei a correr em 2006, mas apesar de o ter feito pelo Clube do Stress, na altura não fui à Unir para Sorrir pois ainda não tinha uma condição física que me permitisse aguentar uma etapa inteira.

    Por regra corro sozinho, por uma questão de logística, já que grande parte dos treinos são encaixados num buraquinho de tempo e não dá para combinar com antecedência. Nesses momentos, sou só eu e a estrada, nada de música.

    Claro que correr acompanhado é bem mais agradável e faço-o sempre que o posso. Ainda hoje à hora do almoço fui correr com mais três colegas. Nas provas costumo ter sempre alguém conhecido com quem vou (colega/amigo) se bem que não costumo ser muito falador - pois até a respiração atrapalha - mas sou bom ouvinte, isto é quando consigo aguentar a passada.

    Bons treinos e boas corridas.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fernando,

      Já somos os dois "pouco faladores", mas também sou muito boa ouvinte e adoro ouvir histórias, sejam elas quais for... porque enquanto as ouço, esqueço-me que sofro a correr :)

      Obrigada e boas corridas também

      Eliminar
    2. Escolher duas ou três 'lebres', dar-lhes uma vantagem confortável e depois ir à ´caça'.
      Apanhar a primeira e, juntos, tentar apanhar a próxima...Se não conseguimos apanhar todas não faz mal,

      "instrução dura..."

      Eliminar